top of page

O 5G

Neste momento a RA ainda não deu o “boom”. Existe algo que possa acelerar este processo? Sim. A rede 5G. Graças à rede 5G o mercado da RA prevê-se que valerá 80 biliões de dólares em 2025.

Embora hoje em dia já se veja muita tecnologia de RA ela é maioritariamente local (ou seja, um único dispositivo a interagir com o ambiente dentro de espaços fechados). É necessário a chegada da rede 5G para levar todo o poder desta inovação para o mundo real do dia-a-dia sem fios e para um uso estável de biliões de dispositivos em interação. A rede 5G pode definitivamente levar a RA para o próximo nível.

Mas o que promete trazer a rede 5G para levar a esta revolução? A rede 5G trará consigo baixa latência na rede e maior largura de banda que proporcionará uma experiência mais imersiva. Será possível, por exemplo, descarregar um filme inteiro em HD em questão de segundos, em qualquer lugar.

Mas o que isto ajuda na RA? Passará a ser possível descarregar e enviar cenas virtuais em tempo real, em qualquer lugar, instantaneamente e com alta qualidade entre dispositivos. Vai ser possível desfrutar dela em cada esquina.

​

7.1.1. Latência

Com a chegada do 5G vai-se conseguir baixar a latência de um sistema em 10x comparado ao que se tem com o 4G e reduzi-la a quantidades quase imensuráveis. Com latência entenda-se atraso. Atraso afeta a performance de um sistema de RA. Uma diferença de uns milissegundos entre a ação do utilizador e a resposta do sistema faz com que o utilizador sinta a experiência não naturalmente e, portanto, não imersiva.

Imagine-se que se quer por exemplo mandar um modelo 3D de RA através da rede em tempo real. Com a infraestrutura de rede atual é impossível injetar esse modelo, baseado num conjunto enorme de pontos, para a rede, não olhando para o conteúdo que estamos efetivamente a injetar. Não é isto que se pretende.  O que se pretende é injetar o modelo na rede independentemente do conteúdo e ter a certeza que o outro utilizador o recebe instantaneamente. O 5G trará esta possibilidade.

 

7.1.2. Largura de banda

O problema da falta de largura de banda será contornado transmitindo os sinais numa gama de frequências não utilizada ainda no espetro, por volta dos 30 GHz aos 300 GHz.

O aumento da largura de banda permitirá transmitir conteúdo com mais detalhes, resolução, algo indispensável para tornar a experiência ainda mais imersiva.

bottom of page