top of page

Sem marcadores

A RA sem marcadores pode-se ainda dividir em dois tipos: a com base em localização e a com base em localização e mapeamento simultâneos.

A imagem é captada tal como no exemplo com marcadores. A única diferença é que aqui essa mesma imagem não tem quaisquer marcadores presentes e, portanto, terá de ser processada de outra forma.

 

Com base na localização apenas

Neste tipo faz-se uso de sensores presentes no sistema tal como gps, acelerómetro ou compasso digital para ajudar a processar a imagem.

O primeiro passo de processamento é o software analisar a imagem com base na localização obtida e compará-la com possíveis imagens de pontos de interesse dessa área.

Se se tiver elevada percentagem de match então são gerados objetos virtuais que aparecerão no display do utilizador, tal como na RA com marcadores.

Imagine-se estar numa rua que não sabe o nome. Pode, por exemplo, apontar o seu smartphone para rua onde está e este vai-lhe providenciar informação detalhada sobre a mesma.

Com base na localização e mapeamento

Nos tipos apresentados até agora o objeto virtual é gerado sobreposto à imagem consoante informação recolhida dela, seja através ou não de marcadores.

Aqui o propósito não é sobrepor. Aqui o que se quer é que o utilizador tenha a liberdade de adicionar e manipular objetos virtuais no ambiente real consoante ações do seu corpo. É dar ao utilizador a possibilidade de criar.

Este tipo de imagem necessita que no processamento da imagem seja feito um mapeamento do espaço da imagem em coordenadas xyz através de sensores. Este mapeamento é normalmente chamado de SLAM (Simultaneous Location And Mapping). O sistema passa a ter completa noção do ambiente real apresentado, incluindo planos e profundidade.

Por exemplo, se quiser com este tipo de sistema colocar um prato virtual em cima de uma mesa real que tem uma certa altura este sistema detetará facilmente o plano da mesa e representará o prato em cima dela.

bottom of page